builderall



Ampliar o repertório sociocultural a partir de produtos culturais audiovisuais é uma estratégia rica para fundamentar sua tese em redações dissertativas-argumentativas. Se posicionar como um sujeito com visão crítica sobre a realidade pode advir não apenas de livros didáticos e materiais em listas de vestibular, mas também e, principalmente, de obras que compõem o patrimônio histórico-cultural da humanidade ? como livros, filmes, séries, peças de teatro e tantos outros.

Para a banca de redação é importante que o(a) candidato tenha uma gama de inferências e referências externas, e quanto mais melhor! Podem ser documentários, filmes, animações, ou qualquer narrativa que se conecte ao tema e aos textos de apoio, dando suporte e validação para a construção de seus argumentos e tese.

 

Fique de olho abaixo em alguns filmes e séries que podem ser ótimas dicas para ampliar repertórios e ajudar com as alusões e citações na hora de escrever:


BACURAU

Em Bacurau, o filme de 2019 dirigido por Kleber Mendonça Filho, a narrativa se passa em um sertão do nordeste distópico. Abordando temas como a crise hídrica, meio ambiente, corrupção com políticos milicianos e a forte onda do neocolonialismo, o filme ainda retrata o porte de armas e a realidade de brasileiros que unem suas forças para resistir à força do capital estrangeiro.


COWSPIRACY

Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014) é um documentário que retrata a importância da conscientização ambiental. Trazendo luz sobre uma das principais formas de destruição do meio ambiente - a agropecuária - o longa propõe a desvendar fontes de desmatamento, crise hídrica e poluição, além de demais problemas ambientais de grande escala.

  

GUERRAS DO BRASIL.DOC

A série documental Guerras do Brasil.doc (2018) produzida pela Netflix conta com a presença da importante liderança indígena Ailton Krenak e demais historiadores que se unem para abordar a história brasileira do ponto de vista de conflitos armados; desde a colonização portuguesa até os dias atuais de colonialidade. Trazendo nos episódios temas como a conquista dos Palmares, guerra do Paraguai, a Revolução de 1930, o fim da Velha República, chegam até o crime organizado na atualidade.


CENTRAL DO BRASIL

O filme Central do Brasil, de 1998, tem como trama central Dora, uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trens (Central do Brasil). Em uma das cartas, a personagem principal descobre que sua remetente morreu atropelada, deixando um filho pequeno para trás. Dora quase vende a criança, mas quando descobre que seria desviado para o tráfico de órgãos, decide levar o menino até seu pai em uma jornada de peregrinação pelo nordeste brasileiro.


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

O menino do pijama listrado é um filme de 2008 que retrata o nazismo na Alemanha durante a época de Hitler, que causou o genocídio de mais de 6 milhões de judeus e outras minorias étnicas, denominado Holocausto. No longa, o filho de um oficial nazista faz amizade com um menino judeu que está preso no campo de concentração e, por meio da lente da infância, é possível compreender os crimes contra humanidade e atrocidades realizadas durante o período.

 

O DILEMA DAS REDES

Em O dilema das redes, documentário de 2020, são retratados temas como inteligência artificial, big data, políticas de privacidade, fake news e liberdade de expressão. No filme, vemos como as redes sociais podem ter impactos negativos na sociedade, nas relações entre as pessoas e no dia a dia. Tudo isso com base em depoimentos de ex-funcionários de grandes empresas no ramo da tecnologia.


CIDADE DE DEUS

O longa-metragem Cidade de Deus (2002) dirigido por Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome de Paulo Lins, é sobre um grupo de jovens que cresce ante ao aumento do crime organizado na favela considerada uma das regiões mais perigosas da cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Deus, constituída em 1960. 


O AUTO DA COMPADECIDA

Baseado na obra teatral de Ariano Suassuna, o filme Auto da Compadecida (2000) retrata as desventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens no sertão da Paraíba, em Taperoá. Lutando para sobreviver a cada dia, tramam episódios enganando os moradores do vilarejo, até a salvação aparecer: Nossa Senhora Aparecida. 

 

A HORA DA ESTRELA

A Hora da Estrela (1985), filme baseado no livro de mesmo nome de Clarice Lispector, tem como personagem principal Macabéa, uma jovem datilógrafa imigrante nordestina, pobre e órfã. Se posicionando como alguém inferior, decide consultar uma cartomante, após perder seu namorado para uma colega de trabalho.


QUE HORAS ELA VOLTA?

Que Horas Ela Volta? (2015) narra a história de Val, uma empregada doméstica nordestina que trabalha para uma família de classe alta em São Paulo. A trama se desenrola quando a filha de Val, Jéssica, chega na cidade para prestar vestibular, e não aceita a condição de "doméstica" que é imposta a ela e sua mãe.